A chegada ao território foi uma surpresa assim como tudo na residência, inicialmente não tinha noção na prática de como funcionava os serviços de saúde, como era o trabalho de um agente de saúde, de um enfermeiro, médico ou odontólogo do saúde da família.
O espaço território do Nasf Norte eram as unidades da 503 Norte UBS onde fica as instalações do Nasf Norte, a 405 Norte e 603 Norte. Inicialmente foi realizado uma reunião de apresentação do Nasf Norte percebemos as principais dúvidas dos agentes de saúde sobre saúde mental.
Observamos a apresentação dos outros profissionais, suas especialidades, observamos também a receptividade dos agentes de saúde, os anseios e angústias dos profissionais de saúde com a inserção de uma equipe nova, que ora parece ser a gestão, ora é uma equipe de saúde. Até a própria receptividade da comunidade foi crucial para entender todo os processo de implantação do Nasf na atenção básica.
Uma observação importante foi que os profissionais no início logo identificaram famílias com problemas complexos como casos que demandavam apoio de uma equipe multidisciplinar.Outra observação é que os profissionais médicos não participaram das reuniões
Foi possível perceber a diferença entre uma equipe e outra. Algumas equipes foram mais resistentes outra mais receptivas.
Nas primeiras reuniões de tutoria, tivemos um espaço para discutir de forma coletiva sobre nossos anseios, sobre nossos primeiros contatos com a ESF. Nas discussões falamos sobre a atribuição do profissional enfermeiro compondo a equipe do Nasf de Palmas-TO. Discutimos também de algumas pontuações sobre a prática, como quais os critérios para realização de uma visita domiciliar, o que observar, quais os objetivos, como garantir o cuidado contínuo, a corresponsabilização das equipes de saúde Nasf e ESF.
Uma das perguntas dos ACS´s quando iniciamos e fomos apresentados para as equipes, "Quem de vocês já trabalharam na Atenção Básica?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário