quinta-feira, 14 de maio de 2015

Como construo meu " Diário de Campo"

O que é diário de campo?



O diário de campo é um instrumento utilizado pelos investigadores para registar/anotar os dados recolhidos susceptíveis de serem interpretados. Neste sentido, o diário de campo é uma ferramenta que permite sistematizar as experiências para posteriormente analisar os resultados.



Técnica de registro utilizada em pesquisas que utilizam Observação Participante como metodologia de Pesquisa.



O diário de campo (Lourau, 2004), como guia para a ação no campo da intercessão e para a elaboração teórica a partir da análise de implicação do intercessor, a análise da implicação (Paulon, 2005), que se refere aos lugares que o intercessor ocupa no campo da intercessão e o seu envolvimento pessoal com o mesmo, bem como dos jogos de interesse e de poder presentes nesse campo, dos quais o intercessor também participa, e a cartografia dos afetos (Rolnik, 2007), como maneira de entender as estratégias de formação do desejo no campo da intercessão, que inventa ações contextualizadas tanto nesse como em sua sensibilidade ao se relacionar com os que dele participam.  


Como eu faço meu "Diário de Campo"?

Eu uso um caderno comum, inicialmente eu escrevo um cabeçalho da seguinte forma:

Diário de Campo
Data estrelar, 00 de Maio de 0000
Local: UBS da 000


Geralmente na descrição costumo escrever o que eu estou fazendo no momento no local de trabalho, por exemplo, Discussão com casos com equipe, atendimento individual, reunião com gestão. 

Uso também como instrumento do trabalho, anotando informações pertinentes.



As vezes escrevo sobre o que alguma atividade afetou em mim, enquanto residente e profissional. 

Enfim, meu diário de campo é assim segue alguns exemplos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário