No campo, discutimos sobre a PNH - Política Nacional de Humanização, política essa que tem por objetivo efetivar as diretrizes da PNH. Nas discussões levantamos como pontos importantes:
- Criado em 2003;
Os principais problemas encontradas e que forçaram a criação da PNH:
- Desumanização;
- Problemas de filas;
-Insensibilidade ao sofrimento das pessoas;
![](https://setimodia.files.wordpress.com/2011/05/dor-sofrimento-humano.jpg)
-Tratamento desrespeitosos aos usuários;
- Prática de gestão autoritária;
O mês de Abril foi o mês também de iniciar o diagnóstico situacional do território e das equipes. Realizamos a leitura do diagnóstico realizado pela equipes.
O trabalho se deu em volta das integrações, serviços e trabalho em grupo. Nos fortalecemos enquanto equipe, nos momentos de reuniões e discussões como grupo. Nosso trabalho está pulsante nas tentativas, de conectar os indivíduos das equipes.
Outra coisa que fez diferença enorme no trabalho de Nasf Norte, foi ter consciência de elaborar um cronograma semanal como instrumento organizacional.
O mês de Abril provavelmente foi o mês que enfrentamos maior dificuldade por vários motivos, por ser o primeiro mês de trabalho. Poucas de nós tinha experiência em trabalhar na área da saúde. Em trabalhar com o Nasf, nenhuma tinha essa experiência.
O grupo era recém formado, os preceptores estavam presentes no local de trabalho com encontros semanais, no entanto, era necessário uma aproximação diária. Estavamos desorientadas porque era um serviço novo, além disso, a falta de recurso humanos, estruturas físicas, o medo do novo, o enfrentamento do novo, facilitaram para que a equipe se fragilizasse em diversos momentos.
A palavra do mês mês: Desespero
Logo abaixo vou disponibilizar links de materiais importantes e vídeos que ajudaram nesse processo:
http://www.redehumanizasus.net/sites/default/files/10_0379_final_clinica_ampliada.pdf
Algumas palavras sobre o nasf relatando uma experiência acadêmica. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n4/19.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário